PESQUISA PARA CINEMA E AUDIOVISUAL

Nossa Equipe
.jpg)
Thais Helena Leite
coordenadora do projeto e profº.
da Residência e da Oficina on line
Professora, escritora e pesquisadora há 25 anos de História do Espírito Santo e de Patrimônio Material e Imaterial Brasileiro (principalmente capixaba).
Professora de Metodologia para cursos de Publicidade, Logística e Recursos Humanos trabalhando com o método antropológico de História de Vida e o do Ciclo Informacional.
Realizadora audiovisual com formação na UFES/ES e cursos na área de pesquisa na Cinemateca, no Arquivo Nacional e no Arquivo Público Mineiro.
MEMBRO DA PAVIC
Associação Brasileira Pesquisadores de Audiovisual, Imagem e Conteúdo
https://pavic.com.br/pesquisadores/thais-helena-leite/
Pesquisa/roteiro para audiovisual
-
As Tátas (2019| série de 6 episódios)
-
Marés (14'|2022).
-
Otilia ou Gabi (90'|2022-roteiro)
-
Mulheres Maratimbas (15'|2024)
-
Suá, a praia que sumiu (15'|pré produção)
-
Pesquisa para conteúdos digitais:
-
Web doc Gabriela Leite - legado (2016)
-
Canal de História do Brasil (2021)
-
Canal República Capixaba (2022)
-
Portal Patrimônio Capixaba (2023)
-
Web-série Raros (2024)
-
Suá, a praia que sumiu (2025)

Joyce Castello
palestrante da Oficina on line
Nascida em Vitória/ES, Joyce Castello colabora com a arte de projetos para cinema, TV, videoclipe, publicidade e com produção de eventos culturais há mais de uma década. Realizou, durante a graduação em Comunicação Social na Ufes, pesquisa sobre aspectos criativos e práticos do departamento de arte dentro de filmes brasileiros de baixo e baixíssimo orçamento a partir dos anos 2000.
Assina a direção de arte dos longas-metragens, entre eles, “Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, e "A Matéria Noturna", de Bernard Lessa. Estão entre os trabalhos em pós-produção a série infantil "Olha o Passarinho!", de Ursula Dart, e o filme-experimento "Uma Baleia" (DA em parceria com Elsa Romero), de Felipe Bragança e Marina Meliande.
No universo dos curtas, os filmes “Jaguanum”, de Samuel Lobo e “Os Mais Amados”, de Rodrigo de Oliveira estão entre os trabalhos. No videoclipe, arte de “A cor é Rosa”, do cantor Silva e de “Videogame”, da cantora Morenna. Para publicidade, comerciais para TV Globo e Caixa.
Fez a coordenação de produção do 22º Festival de Cinema de Vitória e a produção do evento “Mostra Cinema de Bordas” no mesmo festival, além de ter ministrado oficina de Direção de arte para Audiovisual no 24º Festival de Cinema de Vitória.

Alessandra Barros
monitora da Residência
Pesquisadora, escritora, assistente de produção e agente cultural.
Formação acadêmica em Ciências Sociais, pós em Filosofia e em Psicanálise. Fui da equipe do Portal do Patrimônio Capixaba, sou membro da Pavic e sou um dos membros fundadores do Grupo de Teatro Rerigtiba, um dos mais produtivos e o mais longevo do Espírito Santo. Apaixonada pela escrita, tenho dois livros publicados, além de contos, crônicas, poesias e sonetos em sites especializados.

Luna Arruda
Designer gráfica
Minha paixão por narrativas visuais impulsiona minha jornada profissional. Atualmente, trabalho principalmente com design gráfico e de motion design, como animação de logotipo, com foco na criação de identidades visuais atraentes que capturem a atenção e transmitam mensagens de forma eficaz.

Ediane Paganini Covre
mediadora da Oficina on line
Pesquisadora, geógrafa e mestre em Educação. Pesquisadora do Portal do Patrimônio Capixaba e Mediadora de lives e oficinas de vários projetos. Professora presencial com experiência de 12 anos, também atua na área de Inovação.

Bárbara Valente
assistente de produção
Produtora cultural, percussionista, consultora e gestora de processos, projetos e logística no setor de economia criativa. Atualmente desenvolve projetos para músicos, escritores, poetas e coletivos com produções em diversos formatos como eventos, shows, apresentações, lives, produções audiovisuais (filmes, programas).

Juane Vaillant
Oficineira Criação de Roteiro
Juane Vaillant Formada em rádio e tv e já participou de diversos curta-metragens como roteirista, produtora e diretora. Como roteirista, escreveu a ficção “A Deusa Menina”, os vídeo-artes “Tempo Suspenso” e “Prologo” e também tem vídeos sobre cinema e construção narrativa em seu canal “Vai vendo”. Juane Também é escritora, tendo publicado os livros “Uma Palavrinha” e “O mundo de Cá” e “Deusa Menina e sua Fantástica Ilha”.
.jpg)
Natalia Dornelas
Oficineira Som Direto para Cinema
Natália Dornelas é cineasta formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialista em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Há 10 anos, atua como técnica de som direto no mercado audiovisual, com experiência em curtas, séries e longas-metragens. Também integra o coletivo Remonta Audiovisual, onde colabora em ações de formação em cinema e audiovisual voltadas para mulheres, pessoas transgênero e não-binárias.