PESQUISA PARA CINEMA E AUDIOVISUAL
ACERVOS
Várias instituições públicas estão digitalizando seus acervos e disponibilizando para o público em geral, em especial para pesquisadoras/es do Audiovisual.
Programas da TVE desde 1980. Foram digitalizados mais de mil arquivos audiovisuais da Rádio e Televisão do Espírito Santo. Disponíveis.
Portal com mais de trezentos vídeos do Patrimônio Material, Imaterial, Manifestações Culturais e Sítios Históricos do ES. Tem também imagens e textos acadêmicos, todos os arquivos seguindo o modelo FAIR. Projeto que tem o apoio do Funcultura e da SECULT/ES.
Canal dedicado à divulgação institucional do Arquivo Nacional e do patrimônio documental sob sua guarda.
Os interessados devem assistir no Youtube, se cadastrarem no SIAN e solicitar ao Arquivo Nacional quando desejarem utilizar algum material, através do gov.br
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), progressivamente, vem digitalizando e inserindo na plataforma AtoM os acervos permanentes sob a sua custódia, resultando em uma base de dados, que contempla as descrições e arranjos arquivísticos, baseados na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). O software AtoM (Access to Memory) é amplamente utilizado por entidades custodiadoras de acervos, como ferramenta de descrição, gestão e difusão de acervos arquivísticos.
Pela primeira vez em sua história, a Cinemateca Brasileira recuperou, catalogou e digitalizou 1.893 filmes de sua coleção em nitrato de celulose: a parcela mais antiga e frágil do acervo da instituição e que reúne os mais antigos títulos da cinematografia brasileira. Algumas das obras, que são registros históricos do Brasil entre as décadas 1900 e 1950, estarão disponíveis gratuitamente no Banco de Conteúdos Culturais (BCC) e no site da Cinemateca Brasileira.
O que foi feito: projeto Nitratos:
A instituição se destina ao estudo da História e da Geografia do Brasil, com ênfase no Espírito Santo. Atua também como editora, possibilitando a autores capixabas ou não a publicação de trabalhos relacionados com a História do Estado do Espírito Santo.
O Arquivo Multimeios abriga em seu acervo cerca de 900 mil documentos – registros visuais, audiovisuais e documentos escritos – referentes a diversas manifestações da arte e da cultura brasileira contemporânea, tais como: arquitetura, artes cênicas (circo, dança, teatro), artes gráficas, artes plásticas, cinema, comunicação de massa (publicidade, imprensa, rádio e TV), fotografia, literatura e música.
Alfredo Mazzei foi durante 40 anos, um dos fotógrafos mais atuantes do estado do ES. Trabalhou para diversos governos e também tinha estúdio de fotografia no Centro de Vitória, onde produzia imagens de estúdio, além de cobrir eventos sociais como casamentos, formaturas, aniversários, concursos de miss e a vida pública de políticos. Foi precursor de diversas técnicas fotográficas, não somente no Espírito Santo, como também no Brasil.
Tudo o que o pesquisador tem acesso por meio do Acervo Online está dividido em sete listas: áudio e disco, fotografia, iconográfico, filme, vídeo, equipamento, livro e catálogo. Para acessar essas listas basta clicar na tipologia desejada.
Atualmente o acervo é constituído por 37 coleções e mais de 350 mil itens. São documentos nos mais variados suportes: fotografias em papel, negativos em vidro, negativos estereoscópicos, cartazes, gravuras, discos, filmes, películas, fitas de vídeo e de áudio em formatos diversos, documentos textuais, partituras manuscritas e impressas, livros e periódicos, e objetos tridimensionais, como indumentária, placas, medalhas, troféus e instrumentos musicais.
O Centro Técnico Audiovisual (CTAV) é um órgão do MINC, vinculado à Secretaria do Audiovisual. Atualmente está fora do ar, mas é possível consultar a lista de películas e de vídeos que estão sob sua guarda e pedir o visionamento.